Home/ Áreas de Trabalho / Empreendedorismo

Empreendedorismo

Apoiamos empreendedoras no crescimento dos seus negócios, aumento dos seus rendimentos, e a tornarem-se líderes mais inclusivas. Trabalhamos com microempresas  (como vendedoras de hortaliças em mercados informais) e PMEs - Pequenas e Médias Empresas (como comerciantes com negócios estruturados), negócios formais e informais.
Nosso compromisso é com o aumento da produtividade empresarial e do lucro desses negócios.
Entendemos, profundamente, que cada negócio tem as suas particularidades, suas oportunidades e seus desafios. Reconhecemos e apreciamos essa heterogeneidade, por isso, desenvolvemos diferentes intervenções de empreendedorismo para os diferentes perfis empresariais com os quais trabalhamos e para tal, contamos com uma equipa multidisciplinar.

Sonho Rural

DURAÇÃO > 4 Meses

Este projecto é voltado para a empregabilidade e o empreendedorismo de jovens mulheres de 18 e 24 anos, em situação de extrema vulnerabilidade socioeconómica, das zonas urbanas, peri-urbanas e rurais. É implementado em parceria com o Programa DREAMS do PEPFAR, com uma gama de parceiros e organizações locais.

A intervenção, que tem duração de 4 meses, mistura componentes de treinamento e mentoria em grupo. As jovens aprendem ferramentas de gestão empresarial, literacia financeira, habilidades socioemocionais para empregabilidade e empreendedorismo, e trabalham a auto-confiança para acederem ao mundo laboral. As sessões de treinamento e mentoria decorrem nos Clubes de Raparigas do Projecto DREAMS, próximos às suas casas e comunidades.

Ao final da intervenção, as participantes recebem um subsídio financeiro para que possam começar suas vidas laborais, abrir um negócio ou aceder a uma oportunidade de emprego.

MUVA+

DURAÇÃO > 4 Meses

Este projecto tem como objectivo melhorar os negócios de vendedoras de produtos perecíveis em mercados informais urbanos. Ao reconhecer as habilidades das empreendedoras, a intervenção aprofunda o conhecimento empresarial, apoia as participantes no crescimento dos seus negócios e a prosperarem a nível pessoal e profissional.

A intervenção tem duração de 4 meses e intercala sessões de treinamento em grupo e mentoria individual. No treinamento em grupo, implementado dentro do mercado onde trabalham, as participantes aprendem conceitos de literacia financeira, gestão empresarial e estratégias de vendas e inovação. Nessas sessões, também são trabalhadas as habilidades socioemocionais para o empreendedorismo e de iniciativa pessoal. Durante a mentoria individual, implementada em seu local de trabalho, as participantes aplicam no dia-a-dia de seus negócios o que aprenderam no treinamento em grupo.

PAM

DURAÇÃO > 4 MESES

O Programa de Aceleração para Micro e Pequenos Negócios da MUVA (PAM) apoia mulheres microempresárias formais e informais com potencial de crescimento a adquirirem as habilidades técnicas e socioemocionais necessárias para acederem a mais oportunidades de negócios e novos mercados.

Os negócios tornam-se mais sustentáveis financeiramente a partir da aquisição de habilidades técnicas de gestão, da promoção da inovação e da digitalização empresarial. Focamos em garantir que os negócios conheçam melhor sua cadeia de valor e possam instituir processos inovadores que coloquem seus stakeholders no centro da tomada de decisão empresarial. Isto é possível a partir da implementação e utilização de uma pesquisa de mercado de design thinking com lentes de género. Esta metodologia, antes restrita ao Norte Global, foi adaptada para o contexto moçambicano para que microempresas também possam se beneficiar e crescer de forma inovadora.

Com o crescimento empresarial e com o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, as empresárias usam seu papel social para inspirarem outras mulheres e, assim, aumentarem a visibilidade e dignidade das mulheres empresárias.

Kufungula Muae - Abrindo Oportunidades

O projecto Kufungula Maue – Abrindo Oportunidades é financiado pelo World Food Program – WFP (Programa Mundial de Alimentos – PMA). O Projecto tem como principais objectivos o aumento de rendimento das cadeias de valor de milho, gergelim e mandioca; o aumento das oportunidades de emprego ligadas às mesmas; e a diminuição da insegurança alimentar das zonas e pessoas identificadas.

Para a implementação do projecto foram usadas as  metodologias de Iniciativa Pessoal (PI),  que ajuda o(a) participante resolver os seus próprios desafios com os recursos que têm, impulsionando assim os seus negócios ligados às cadeias de valor identificadas; por outro lado, a Escola na machamba do Campones (FFS) como catalisador do aumento de conhecimento sobre as técnicas agrícolas para posterior aumento de produção.

O grupo alvo do projecto eram jovens dos 18-35 anos, dos quais 65% do sexo feminino e 35% do sexo masculino.

O projecto foi implementado num consórcio constituído pela MUVA, AKF e ANSA, com a participação da Ophavela no processo de mobilização, onde foi possível beneficiar no total 2450 participantes a nível das províncias de Cabo Delgado (Montepuez e Namuno) e Nampula ( Ribaue e Monapo).

Entre em contacto

MAPUTO

Rua Carlos Albers, 67. Bairro Polana Cimento.
Cidade de Maputo.

SOFALA

Rua Francisco Matange, 871.
UC D, Q 04. Bairro Macuti.
Cidade da Beira.

NAMPULA

Avenida FPLM, 845.
Bairro Muahivire.
Cidade de Nampula.

GERAL

Telefone: +258 84 534 1584
info@muvamoz.org