Metodologia transformadora

Nossas intervenções são enraizadas em princípios metodológicos que buscam transformar a condição de jovens, através do empoderamento económico eficaz e de longo prazo. Nossa inspiração vem de duas metodologias: Metodologia Freiriana, em que o papel da educação é o de ensinar a ler o mundo para poder transformá-lo e da Metodologia de Aprendizagem Activa, que se baseia no ‘aprender fazendo’. Aos princípios destas metodologias foram introduzidas lentes de género. Para nós, a igualdade de género passa por compreender as relações de poder intrínsecas e como nos posicionamos na sociedade. A partir desta profunda compreensão, os e as jovens podem entender e definir onde e como querem estar no mundo. Com esses princípios, criamos um espaço de aprendizagem e reflexão: a base da transformação socioeconómica dos(as) participantes. Nossos e nossas ‘agentes de mudanças’ são treinados(as) e mentorados(as) para serem responsáveis pela facilitação destas metodologias, que partem de reflexões, interações e experiências significativas, individuais e colectivas. A transformação individual e do grupo passa pelo desenvolvimento da autoestima, pelo autoconhecimento, pela consciência de si mesmo e pela capacidade de lidar e superar problemas que bloqueiam o crescimento profissional e individual. Nossas metodologias foram testadas e adaptadas no decorrer dos diferentes projectos, em Moçambique. Em parceria, pudemos expandi-las para outros países como Chade, Guiné Bissau, Malawi e Brasil.

PODER INTERNO AUTOCONFIANÇA SUPERAÇÃO DO MEDO

A transformação individual e do grupo passa pelo desenvolvimento da autoestima, pelo autoconhecimento, pela consciência de si mesmo e pela capacidade de lidar e superar problemas que bloqueiam o crescimento profissional e individual.

Take away

Manuais para praticantes

Acreditamos que conhecimento restrito é conhecimento ultrapassado. Parte fundamental do nosso DNA é partilhar e colaborar. Esperamos que todos e todas que trabalham para o empoderamento económico da mulher, possam partir da linha de chegada e não precisem reinventar a roda.

Assim, podemos todos e todas evoluir mais rápido neste imenso desafio.

Entre em contacto

MAPUTO

Rua Carlos Albers, 67. Bairro Polana Cimento.
Cidade de Maputo.

SOFALA

Rua Francisco Matange, 871.
UC D, Q 04. Bairro Macuti.
Cidade da Beira.

NAMPULA

Avenida FPLM, 845.
Bairro Muahivire.
Cidade de Nampula.

GERAL

Telefone: +258 84 534 1584
info@muvamoz.org